segunda-feira, 11 de abril de 2016

Arte-Terapia: Mandas.


Hoje vamos falar de Mandalas!

De acordo com o Dicionário de Símbolos: a mandala, cujo termo sânscrito que significa “círculo” ou “completude”. É um yantra circular que simboliza o Universo, bem como, representa a procura pela paz interior. Procura essa, que é representada pelos padrões entrelaçados e que têm como finalidade a própria orientação do pensamento, uma vez que auxiliam a meditação. 

Por Sandra Ferris

As mandalas são utilizadas desde tempos remotos em todos os países do mundo: Índia, China, Tibete, povos originários da America, Austrália...

O psicólogo Carl Jung utilizava mandalas em terapias com o objetivo de alcançar a busca de individualidade nos seres humanos. 
Segundo Carl Jung, as mandalas representam a totalidade da mente, abarcando tanto o consciente como o inconsciente. Afirmou que o arquétipo destes desenhos se encontra firmemente ancorado no subconsciente coletivo.
Interatuar com ela nos ajuda a curar a fragmentação psíquica e espiritual, a manifestar nossa criatividade e a re-conectar-nos com nosso ser essencial. É como começar uma viagem para nossa essência. Nos abre portas até agora desconhecidas e faz com que brote nossa sabedoria interior.

Toda a atividade com mandala corresponde a um trabalho interior. 
O efeito, ao trabalhar com a mandala, ao percorrê-la, contemplá-la, colori-la é também iniciar uma vigem para seu próprio centro, seu coração. Da mesma forma podemos trabalhar os labirintos, os padrões universais, a geometria sagrada ou simplesmente o desenho livre.
As rodas e danças circulares são mandalas vivenciais que nos conectam com muita força ao nosso interior, ajudando-nos de maneira muito eficaz a conhecer-nos melhor, ao mesmo tempo em que criamos uma energia de grupo harmônica, prazerosa e solidária. 
Os benefícios de desenhar, pintar ou construir mandalas são múltiplos:

- Permite um trabalho de meditação ativa.
- Nos conecta com nossa essência.
- Proporciona fluidez com o mundo exterior.
- Ajuda a expandir nossa consciência.
- Desenvolve a paciência.
- Aumenta a intuição.
- da Auto-estima e auto-aceitação.
- Cura física, emocional e psiquicamente.
- Recobra o equilíbrio e permite recentrar-se.
- Nos provê de intuição criativa, sossego, harmonia e calma interna.

Essas mandalas construí com linhas. E ficam muito bonitas como objeto de decoração.

Para saber mais (Clique Aqui).









Nenhum comentário:

Postar um comentário